sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dicas preciosas


Arruda – Ruta graveolens_talvez a mais conhecida e utilizada, é citada na Bíblia e sabe-se que os europeus costumavam usar um galhinho atrás da orelha, como proteção, hábito que se difundiu no Brasil, através dos escravos que chegaram aqui na época da colonização. Apesar de possuir diversas indicações medicinais, seu uso mais difundido mesmo é o de proteção, inclusive através de banhos e defumações.


Pimenta – Capsicum sp._Diz-se que, ao entrar em contato com uma energia ruim, ou quando o ambiente está “carregado”, a pimenteira seca completamente. Sua característica quente e picante também é associada com o poder de estimular a vitalidade, melhorar o astral da casa e de quem estiver por perto e de atrair boas energias para o amor. Além de servir como amuleto, seu colorido alegre, principalmente em tons de laranja, vermelho e amarelo, dá um toque todo especial à decoração.
Alecrim_ Rosmarinus Officinalis_ de tão importante já escrevi um capítulo inteiro sobre ela...
Além de suas propriedades esotéricas, por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas o alecrim pode ser útil para auxiliar a digestão dos alimentos e no tratamento de casos de depressão e estados de ansiedade e ainda atrai sorte para o amor. Quer mais??

Manjericão_ Ocimum basilicum_ Também chamado de alfavaca, o manjericão é conhecido como símbolo do amor e da coragem e tem associação de longa data com a magia. Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.
Também é utilizado para que a pessoa se assegure de que o companheiro permaneça verdadeiro no relacionamento. Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia. Ajuda as pessoas contidas liberarem o amor. Utilizado em banhos de limpeza, saúde e cura, fertilidade.
Bom para casos de confusão mental. Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar. Se for espalhado pelo chão, nenhum mal fica onde ele está. Pode ser utilizado para exorcismos e banhos de purificação. O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.



GUINÉ_ Petiveria alliacea_Esta planta cria um forte campo magnético ao seu redor. Ela tem o dom de bloquear a ação de energias negativas; espalhando bem estar onde se encontra. A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A planta funciona como uma espécie de "antena"que capta as más vibrações, que serão então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda. Essa erva afasta o mal criando um "escudo" protetor ao redor de quem a utiliza. Alivia dores quando aplicada na pele sobre um ferimento ou dores de cabeça.
*O uso interno dessa planta é desaconselhado por ser muito tóxica, é inclusive abortiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário