domingo, 11 de junho de 2017

Fortuna – Deusa da Sorte Romana

       Fortuna é a Deusa que nutria a esperança de todo os homens. Na mitologia romana, Fortuna é a correspondência da Deusa Grega Tique, Filha de Júpiter. Há de se lembrar que dentro desta cultura romana se acreditava profundamente que os Deuses decidiam o destino do homem e sendo Deusa da Esperança e da Sorte, (seja ela boa ou má) poderia atrair tais bons augúrios para a sua vida diária ou futura, trazendo a felicidade ou desgraça, aos olhos de alguns. Geralmente ela é representada com uma cornucópia em sua mão, um timão, uma roda e normalmente cega ou vendada por algo.
 

Fortuna era a deusa romana do acaso, da sorte (boa ou má), do destino e da esperança. Corresponde a divindade grega Tique. Era representada portando uma cornucópia e um timão, que simbolizavam a distribuição de bens e a coordenação da vida dos homens, e geralmente estava cega ou com a vista tapada (como a moderna imagem da justiça), pois distribuía seus desígnios aleatoriamente.
Fortuna era considerada filha de Júpiter. Roma dedicava a ela o dia 11 de junho, e no dia 24 do mesmo mês realizava-se um festival em sua homenagem, o Fors Fortuna. Seu culto foi introduzido por Sérvio Túlio, e Fortuna possuía um templo, nos tempos de Roma Republicana, próximo ao Capitólio chamado de Templo de Fortuna viril.
A partir do fim do século XV, a iconografia da Fortuna apresenta uma extraordinária quantidade de variantes com as quais gravuristas e pintores buscavam destacar os mais diversos comportamentos da deusa. O estudioso Giordano Berti apresenta a seguinte tipologia:
·                    Fortuna com esfera: deriva da deusa Tique; uma jovem nua em pé sobre uma esfera e segurando uma vela de barco nas mãos.
·                    Fortuna marinha: deriva da iconografia de Ísis pelagĭcă e da Vênus marinha; a sua imagem é a de uma jovem nua que se move sobre as águas empunhando uma vela ou um timão; às vezes, sob os pés, há um golfinho ou uma concha.
·                    Fortuna com tufo de cabelos: deriva do Kairos grego e da Occasio latina, a divindade do momento oportuno; é uma jovem com asas nos pés que corre velozmente, tendo na parte frontal do crânio uma longa mecha de cabelos.
·                    Fortuna com Cornucópia: reúne a deusa romana Ops e o corno da cabra Amalteia; sua imagem é a de uma jovem, geralmente vendada, que distribui riquezas, deixando-as cair de dentro de um grande corno.



Todos os caminhos levam a Deus. Todas as formas de oração são sempre bem vindas. Todas as divindades, de qualquer religião, são capazes de realizar grandes milagres em nossas vidas quando pedimos com fé e acreditamos em sua força e energia.
Lakshmi, Deusa da Fortuna e Abundância, 
Das riquezas de Deus no alto, 
Teus tesouros vindos do Sol 
Derrame sobre nós! 
Coração com a Luz sintonizado, 
Poder para do céu trazer 
Riqueza que o plano expande para todos os homens 
Dos Mestres Ascensionados! 
Afina nossa consciência com a tua!
Amplia nossa visão e faz-nos ver 
Que a riqueza é para todos os de Fé 
Que chamam Deus e pedem para o chamado descer. 
Que desça, nós mandamos, 
Farto MANÁ da mão de Deus com igualdade 
Para que aqui como no alto, 
Expressando Amor a Deus, 
Recebamos Saúde, Força, Abundância e Prosperidade! 
Assim seja e assim é!


Ritual de prosperidade
Separe onze moedas, unte cada uma com óleos aromáticos e deposite-as em um saquinho. Medite então à Deusa Fortuna pedindo prosperidade material e espiritual. Leve o saquinho com você durante todo o dia. Ao amanhecer dê estas moedas a alguém necessitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário