sexta-feira, 30 de junho de 2017

Dia de que??

Hoje é celebrado o Dia do Motorista, de São Cristóvão e dos caminhoneiros. Mas não foi dia dos caminhoneiros mês passado? E em setembro, não é nosso dia também? São muitas as dúvidas sobre a data em que os estradeiros comemoram a sua profissão. Por isso vamos tentar esclarecer esta pequena confusão.
Dia 25 de julho é o Dia de São Cristóvão. Diz a história que Cristóvão era um homem forte e robusto, que estava em busca de servir ao mais poderoso de todos os homens. Quando descobriu que este homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava pessoas a atravessá-lo de uma margem a outra. Um dia ele transportou um menino em seus ombros, que ficava mais pesado a cada passo. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: “Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Por isso São Cristóvão é tido como o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. Esta data existe desde o século XV, sendo a mais antiga e mais lembrada pelos estradeiros.
Já o dia 30 de junho foi instituído como o Dia do Caminhoneiro em 1986, no Estado de São Paulo, pelo governador Franco Montoro. É uma data de celebração regional.
E, pra complicar um pouco mais, em 2009 o presidente em exercício José Alencar institui o dia 16 de setembro como Dia Nacional do Caminhoneiro.
Para nós, todo dia é dia de homenagear os guerreiros que encaram o trecho e colaboram para o progresso do país. Parabéns para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário