sábado, 3 de junho de 2017

Cura na Cozinha

   Goiaba combate diabetes, frango controla TPM, tomate previne câncer...
   Abacate atua como antidepressivo - acalma o sistema nervoso porque possui lítio, substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Dica: Para aproveitar melhor a ação antidepressiva dessa fruta, faça uma vitamina com leite, que fornece doses extras de alegria e disposição.
   Goiaba: Repleta de vitaminas A; B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, a goiaba combate infecções e hemorragias. Dica: O suco controla as taxas de glicose no sangue. Bata no liquidificador uma goiaba sem sementes em um copo de água.
   Por causa da enzima bromelina, o abacaxi diminui inflamações e facilita a cicatrização. A ação da fruta impede o inchaço. Dica: Amasse 2 col (sopa) abacaxi e 1 col (sopa) de farinha de trigo ou de arroz. Limpar o ferimento com água e sabão, aplique essa pasta na região. Deixar agir por uns 15 min. e lave.
   Banana diminui pressão alta:
   O potássio presente na banana deixa a pressão sanguínea sob controle, além de evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Dica: Coma 2 a 3 bananas por dia, variando os tipos (nanica, maçã, ouro...).
   Mel promove boas noites de sono - Dica: Misture 2 col (sopa) de mel em um copo de leite morno e tome antes de dormir.
   Para prevenir câncer de mama: Couve-flor é rica em substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento de tumores nas mamas, além de formar um escudo contra o câncer no intestino. Dica: Ingerir 1/2 xíc (chá) por dia do vegetal para reduzir os riscos de ter câncer.
   Dica para melhorar a vista: Lave duas maçãs, 3 cenouras e uma beterraba e ponha no liquidificador, bata tudo com casca e beba imediatamente.
   Câncer no ovário: Tomate ajuda a diminuir o risco de câncer de reto, ovário, próstata e colo de útero. Dica: Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use em pratos quentes.
   Cebola - Protege o sistema circulatório e inibe as dores de cabeça. Dica: Picar 4 cebolas. Aqueça-as no vapor e, depois, enrole-as em uma tira de tecido ou coloque-as num saquinho. Aplicar a compressa na cabeça. Quando esfriar, troque por outra, morna.
   Controlar a bronquite: A famosa pimenta-malagueta limpa as vias respiratórias e faz bem aos pulmões. Dica: Bata no liquidificador 3 pimentas-malaguetas secas, 4 dentes de alho, uma cebola pequena, 30g de açúcar, 50ml de suco de limão, 50ml de água e 1/2 col (café) sal. Em uma panela, cozinhe essa mistura em fogo baixo por uns 10 min, use a pasta para temperar a comida.

    Melhora a digestão e acaba com problemas como colite, úlceras estomacais, cálculos renais e prisão de ventre. Dica: Triture 5 folhas grandes de babosa, espreme a polpa através de um pano de prato fino, obtendo um suco grosso. Beba sempre que sentir algum mal-estar digestivo.
   Alho evita gripes. Consumido cru, libera uma substância antibiótica. Dica: Amasse uma cabeça de alho numa panela com 250ml de água e ferva por uns 10 min. Junte o suco de 1/2 limão e 2 col (sopa) de mel. Apure por uns 3 min. Quando esfriar, coe e tome de 2 a 3 col (sopa), 3 vezes ao dia.
   Canela para febre alta - antitérmica, essa especiaria possui qualidades terapêuticas e ajudam a baixar a temperatura do organismo. Dica: Coloque 1 col (sobremesa) de canela pó numa xíc e despeje água fervente. Deixa a infusão descansar por uns 5 min. e coe. Adoce com mel. Tomar uma xíc a cada duas horas.
   Leite:
   Bom para o funcionamento do cérebro. Dica: Tome 3 copos de leite por dia.
   Azeite:
   Embora gorduroso, o azeite de oliva tem ação antioxidante. Combate os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ajuda na redução de gordura nos vasos sanguíneos e baixa o nível de colesterol ruim. Dica: Substitui qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. Para manter as propriedades, coloque-o por último na preparação dos pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário