sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Algumas Deusas selecionadas



Brigid - Deusa Tripla Celta. Ela é a incorporação da poesia, da inspiração, e da adivinhação. Brigid era originariamente uma deusa do sol e do fogo conhecida como Brigid do Cabelo Dourado. Devido a sua conexão com o fogo, Brigid foi associada com a inspiração e arte da metalurgia. Brigid foi também uma importante deusa da fertilidade. Ela era evocada durante partos para proteger a mãe e a criança. Os símbolos de Brigid incluem o fuso, a chama, o poço, a ovelha/o cordeiro, o leite, a cobra, e o sino.




Cerridwen - Deusa Mãe Celta. Cerridwen associada com Astarte ou Demeter é a deusa mãe da lua e dos grãos. Ela é especialmente conhecida por seu temível totem da morte, uma porca branca, comedora de cadáveres. As celebrações de colheita de Cerridwen expressavam sua habilidade tanto de dar como tirar a vida. Seus símbolos incluíam o caldeirão, a xícara, a porca, e o cão.




Diana- Deusa da Lua Romana: Ela era a patrona dos caçadores e guardiã da floresta onde seu bosque ficava, perto de Aricia. Em Roma, ela juntava-se a Janus, um deus da luz e do sol, servindo com uma consorte exibindo a luz da lua. Os símbolos de Diana incluem o arco e a flecha, sandálias, armas mágicas, o cão, e o veado.




Demeter - Deusa Mãe Grega. Como deusa da vegetação, ela era a fundadora da agricultura e do rito cívico do casamento. Seus mistérios, chamados de "Thesmophoria", foram celebrados a cada abril e seu centro de culto era Eleusis, ao sul de Atenas. Os símbolos de Demeter incluem a cesta, cetro, tocha, jarro de água, feixe de trigo, e vaca.




Hécate- Deusa Tripla da Lua Grega. Para os Gregos, Hécate era uma das mais velhas incorporações da deusa tripla da lua. Ela tinha o pode sobre os céus, a terra, e o mundo subterrâneo, onde tinha o controle do nascimento da vida, e da morte. Hécate era a provedora de visões, mágica, e regeneração. Os símbolos de Hécate incluem a chave, a corda, a adaga de dois gumes, o triângulo cruzado, a vassoura, encruzilhadas, cão, e tocha.




Ísis- Deusa Mãe Egípcia: Ísis é a personificação a Grande Deusa em seu aspecto de devoção maternal. Ísis era provavelmente a maior deusa do Egito e foi adorada por mais de 3.000 anos. Sua inflência não se confinou ao Egito e se espalhou para a Grécia e para o Império Romano. Ísis era o princípio feminino da natureza e, portanto, uma deusa de mil nomes. Os símbolos de Ísis incluem o Thet (nó ou fivela), cetro, xícara, chifres, espelho, serpente, e a cinta.




Rhea- Deusa Mãe Cretense: Seu nome provavelmente significa Terra, e ela era geralmente descrita como uma mulher enorme e grandiosa cercada de animais e pequenos humanos machos subservientes. Rhea foi incorporada pelo mito Grego como um Titã, um da segunda geração de deidades. Ela reconhecida como a deusa da terra viva. Os símbolos de Rhea incluem a tocha, a zabumba, o machado duplo, e uma árvore com frutos.




A Morrigan- Deusa Tripla Celta: A Morrigan é a terrível deusa Bruxa da lenda celta. Ela tem alguma relação com as Fúrias e Valquírias do Mito Escandinavo. Ela surge como uma deusa tripla da balhata e mostra o lado guerreiro rude, impiedoso, da alma celta. Os símbolos de Morrigan incluem o corvo, a gralha, o machado de batalha, o escudo e a lança.


Quando trabalhar com as deusas, lembre-se das características primordiais: as Deusas da Lua representam a iluminação espiritual e são a essência da mágica e do mistério; as Deusas Mãe representam o lado sensual/ nutridor da natureza feminina e são repletas de graça; as Deusas Triplas exemplificam o encantamento, a sedução e  a sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário