domingo, 26 de fevereiro de 2017

A atitude de um sábio



O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Soeta havia um sábio. Foi procurá-lo e perguntou:
- Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
- não. - Respondeu o eremita. - Mas conseguiria me controlar.
O Abade continuou:
- E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
- Não. Mas conseguiria me controlar para deixá-lo onde estava.
Insistiu Abraão:
- E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Disse o ermitão:
- Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma forma que o que me odeia.
Naquela noite, ao voltar para o mosteiro de Soeta, Abraão comentou com seus noviços:
- Vou lhes explicar o que é um sábio. é aquele que, em vez de matar suas paixões, consegue controlá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário