sábado, 17 de dezembro de 2016

São Lázaro - Protetor dos Animais

Popularmente, enraizou-se a ideia de que São Lázaro é considerado protetor dos animais, sendo bastante venerado pelas pessoas com bichos de estimação.
A história de São Lázaro é conhecida pela sua unicidade na bíblia sagrada, que narra um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo: a ressurreição de Lázaro.
De acordo com a lenda, Lázaro teria morrido há quatro dias quando Jesus chegou à sua casa. Emocionado, o Messias teria entrado no túmulo de seu amigo e ordenado que se levantasse e andasse. E assim aconteceu. Lázaro ressuscitou.
A partir do sincretismo religioso afro-brasileiro, São Lázaro também é cultuado na Umbanda, sendo representado pela figura de Obaluaê, um orixá conhecido por ter os segredos da vida e da morte.
São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e de Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro. O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer "Deus ajudou".

Vida de São Lázaro

Lázaro era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no Novo Testamento. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta, sua irmã, que foi inabalável na fé. Lázaro já estava cheirando mal. Já fazia quatro dias que estava sepultado, quando Jesus chegou para chamar-lhe à vida novamente.

Oração de São Lázaro

"Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja; dai-me um coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos; abri meus olhos para ver e compreender aquilo que se diz por aí: O que aqui se faz, aqui se paga, é uma sentença falsa e enganosa, porque a justiça perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno, para que eu não venha a me arrepender quando já é tarde, como aconteceu com o rico da parábola.
São Lázaro rogai por mim e por meus irmãos.
São Lázaro, rogai por nós. Amém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário