domingo, 4 de dezembro de 2016

DIARRÉIA em gatos: causas e como tratar.



Na foto Tigrinho, sempre lindo, esperto, e sapeca...As fotos mostram seu desenvolvimento, de um simples bebê fofo e sapeca, à um lindo e grandalhão gato adulto!
A diarreia é um sinal clínico muito comum em gatos, e pode ter diversas causas. Em animais jovens, é comum a diarreia por parasitas intestinais (vermes e protozoários), mudanças alimentares ou fornecimento de alimentos que não fazem parte da dieta, viroses e excessos de ingestão de alimentos.
Os gatos adultos podem ter diarreia pelos mesmos motivos dos filhotes, mas também por doenças em que a diarreia é um dos sinais clínicos. É o caso de animais com insuficiência hepática ou renal, pancreatites, tumores intestinais, deficiência no funcionamento da glândula adrenal, dentre outros. Nestes casos a diarreia é mais um "sintoma" e está associada à outras manifestações. Muitas drogas (medicamentos) e venenos também causam diarreia. Existem também as diarreias de origem psicogênica = mudanças ambientais, morte ou ausência de uma pessoa muito chegada ao gato, e até mudanças na rotina da casa podem causar estresse no animal e diarreia.
JAMAIS medique seu animal sem orientações do veterinário!!!
Abaixo algumas dicas de receitas caseiras que não oferecem risco algum à saúde do animal para tratar a diarreia:
  • Retire todo o alimento do gato por um período de 12 a 24 horas para não sobrecarregar o seu sistema digestivo. A água é importante para impedir que ele fique desidratado por isso não deve ser retirada!
    Se houver ocorrência de sangue ou se a diarreia continuar por mais de 24 horas, entre em contato com o veterinário.
  • Após o período de 12 a 24 horas Alimente-o com uma mistura de pequenas quantidades de peito de frango cozido sem pele e sem ossos, com arroz. Também é possível utilizar comida para bebês com sabor de frango. Essa dieta deve continuar até a formação de fezes normais. Vá misturando comida para gatos gradativamente, reduzindo as quantidades de frango e arroz enquanto aumenta as quantidades de comida para gatos.
  • Seu veterinário pode achar melhor receitar um remédio oral para a diarreia. Não utilize qualquer medicamento sem instrução do veterinário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário