sábado, 24 de dezembro de 2016

Dia 25 - Natal

 Se alguém perguntar o que celebramos no Natal, caso você seja cristão, a sua resposta será “o nascimento de Cristo”, não é mesmo? No entanto, existe um consenso entre os historiadores de que Jesus provavelmente não tenha nascido em dezembro — aliás, ninguém sabe ao certo quando foi —, e os cristãos antigos nem celebravam essa data. Então, de onde surgiu o costume de festejar o Natal no dia 25 de dezembro?
De acordo com os estudiosos, as celebrações em dezembro provavelmente tiveram início em algum momento do século 2, na antiguidade greco-romana, e a escolha da data — 25 — teria diversas possíveis origens. Uma delas seria obra do historiador Sextus Julius Africanus, que, por alguma razão, teria estabelecido a data da concepção do menino Jesus no dia 25 de março, ou seja, na data da criação do mundo. E, contando nove meses até o seu nascimento...
Paganismo
Outra explicação seria uma celebração romana pagã anterior ao cristianismo e que ocorria exatamente no dia 25 de dezembro. Esse festejo era chamado Natalis Solis Invictus e marcava a volta dos dias mais longos depois do solstício de inverno. Além disso, ele ocorria logo após a Saturnália, outra festividade muito popular na Roma antiga, durante a qual a população participava de festas e banquetes e ocorriam trocas de presentes.
Mais um festival comemorado durante datas próximas — no dia 21 de dezembro — era o Yule, dos povos nórdicos, que, assim como o Solis Invictus dos romanos, também marcava o retorno do Sol. Durante as celebrações, grandes fogueiras ardiam para simbolizar as novas colheitas e os grandes rebanhos que seriam consumidos no próximo ano, além de representar as novas conquistas a serem alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário