terça-feira, 1 de novembro de 2016

Fim e início do novo ano - Mitologia Celta

1º dia completo de Beltane
festividade da mitologia Celta, iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Sul, comemorando o início da temporada de colheitas dos celtas [celebrado hoje por galeses e neopagãos].

1º dia completo de Samhain
festividade da mitologia Celta iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Norte, comemorando o Final da temporada de colheitas dos celtas, tido como o começo do "ano novo celta", no princípio da "estação escura" [celebrado hoje por galeses e neopagãos], em honra de Cailleach [aspecto selvagem da grande deusa da mitologia celta, ligada às trevas e ao frio do inverno].

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 Festival de luz que simboliza a união entre as energias masculinas (o Senhor das Florestas) e femininas da terra (a Rainha da Primavera).

 Samhaim
 Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. O início da outra estação, o verão, é celebrado no festival de Beltane. Este festival, Samhain, é chamado de Samonios na Gália. Segundo alguns autores, grande parte da tradição do Halloween, do Dia de Todos-os-Santos e do Dia dos Fiéis defundos pode ser associada ao Samhaim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário