sábado, 1 de outubro de 2016

Por que castrar?


Uma gata que procrie livremente pode em apenas 2 anos deixar 200 (duzentos) descendentes.
Os gatos castrados são mais calmos e torna mais fácil manter o animal em casa. Evita o hábito de "spray" de urina para marcação de território, ferimentos por brigas, doenças contagiosas, etc.

A gata castrada fica menos nervosa e barulhenta, mais relaxada, brincalhona e afetiva. A tendência para engordar pode ser controlada com alimentação correta e exercícios. A fêmea não castrada faz marcação com urina pela casa, deixando um cheiro horrível. Tenta fugir, mia alto e incomoda os vizinhos.

A castração também irá aumentar a expectativa de vida dela, porque ela não terá problemas de saúde como tumores de mama e do aparelho reprodutivo, cistos ovarianos, infecções uterinas como piometra, que obrigará a uma cirurgia no final das contas, muito pior do que a castração, já que haverá um campo operatório contaminado por bactérias e com risco de septicemia.Você também estaria aliviando-a de um sofrimento e uma angústia, já que o instinto de preservação e hormônios falam alto. Não que ela sinta desejo de ser mãe, como acontece com mulheres. Elas nem sabem o que é isso. É uma coisa instintiva e irracional, devido aos hormônios.



A castração é uma forma mais humana e saudável de manter uma fêmea, se você não deseja filhotes.
A importância da castração em números:
- No Brasil, há um cachorro para cada sete humanos e 10% deste total é de animais abandonados.
- Os animais se reproduzem em progressão geométrica. Dessa forma, uma cadela não castrada e seus descendentes gerarão cerca de64.000 filhotes em apenas sete anos;
- Quando falamos de gatos o número salta para 420.000 novos animais, pois cachorros se reproduzem a cada seis meses, enquanto gatos se reproduzem a cada três meses;
- Todos os dias cerca de 200 animais são entregues pelos próprios donos ou recolhidos pela carrocinha;
- O CCZ de São Paulo extermina mais de 20.000 animais sadios todos os anos.
A solução para esse problema pode resumir numa equação simples: posse responsável + castração!!!

Quando castrar?
A Associação Americana de Médicos Veterinários recomenda desde 1993, que os gatos sejam castrados assim que os testículos descerem para a bolsa escrotal, ou seja, por volta dos 6 meses. As fêmeas também podem ser castradas a partir de 7 meses de idade.Anteriormente se pensava que a castração precoce predispunha o gato à Síndrome Urológica Felina (SUF). Mas estudos mostraram que não há diferença significativa no desenvolvimento do trato urinário, entre gatos castrados precocemente e tardiamente.

O que é a castração?
A castração no macho é realizada por uma cirurgia muito simples, com anestesia local. Um bom veterinário é capaz de realizá-la rapidamente e sem riscos para o seu animal. Converse com ele e fale sobre seu medo de um choque anafilático. Como a anestesia é local, não há grandes problemas.A cirurgia pode ser uma orquiectomia (retirada dos testículos) - a mais comum - ou vasectomia.

Não há inconveniente em castrar uma fêmea antes que ela tenha tido crias. A cirurgia atualmente envolve pouquíssimos riscos, se feita por um bom profissional. Eu só há vantagens em fazê-lo. A castração da fêmea é chamada esterectomia (retirada dos ovários), ou pan-esterectomia (retirada de útero e ovários). A recuperação se dá em torno de 1 semana.



Cio da gata
As gatas entram no cio quase todo mês. Elas costumam ter 3 estações de cio por ano. Cada estação de cio tem 2 a 3 cios, com 7 a 10 dias de duração cada um, e intervalo de 10 a 15 dias entre eles. Em certos momentos pode parecer que ela está o tempo todo no cio.

Uso de hormônios - injeções anticoncepcionais:
Não é recomendável a administração de hormônios para evitar que o macho queira namorar. Nenhum hormônio é inócuo. Se você se preocupada com o desenvolvimento do seu gato, caso ele seja castrado cedo, preocupe-se muito mais em administrar hormônio feminino num animal macho em fase de crescimento, é muito mais danoso.O uso de anticoncepcionais nas fêmeas também é danoso para o organismo, predispondo a uma série de doenças, como tumores, câncer e infecções uterinas graves.

Gatas que continuam apresentando cio após a castração?
Se apenas o útero foi retirado ela continuará a entrar no cio porque os ovários ainda estarão lá, produzindo hormônios.
Se um dos ovários ou parte deles foi deixado durante a cirurgia a gata continuará a apresentar cio regularmente.

Cuidados com o Pós-operatório do seu GATO:
=> Ao receber seu animal após a cirurgia, ele ainda estará sob o efeito do anestésico. Poderá não reconhecer o dono, apresentará andar cambaleante, poderá evacuar e urinar sem controle e poderá apresentar vômito;

=> Alguns animais demoram mais para acordar que outros, são indivíduos com características próprias de comportamento, portanto terão recuperação diferenciada;

=> Nas primeiras 24 horas devem descansar em local tranquilo e limpo, com pouca iluminação para permitir uma boa recuperação;

=> Coloque pano ou cobertores para aquecê-lo, pois ele sentirá frio;

=> A primeira alimentação somente deverá ser oferecida quando o animal demonstrar disposição. Não tente fazê-lo comer contra sua vontade, pois o organismo do animal ainda estará metabolizando os medicamentos, se comer poderá vomitar;

=> Podem miar de forma diferente do habitual;

=> Todos os animais devem utilizar colar Elisabetano desde o momento em que acordam da anestesia até a retirada dos pontos. Assim evita-se que o cão lamba o local e tire/arrebente os pontos. Este colar é comercializado em agropecuárias e pet-shops.

Parabéns por sua decisão! Optar pela esterilização do seu animal é uma demonstração de responsabilidade e respeito à vida dos animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário