sábado, 15 de outubro de 2016

O dia do Educador Ambiental


O mês de outubro é pelo Dia do Professor, comemorado no dia 15, considerada uma das profissões mais importantes do mundo. Porém, existe outra profissão, comemorada no mesmo dia, que também é de extrema importância e está diretamente ligada à nossa vida: o Educador Ambiental. A presença do Educador Ambiental tem sido cada vez mais solicitada e se tornado mais importante na sociedade contemporânea.

O homem atua como agente transformador no ambiente que habita, modificando radicalmente o espaço a sua volta para adequá-lo ao seu estilo de vida, diferente dos outros animais que se adaptam ao ambiente. Olhando para o passado, com tantas alterações promovidas pelo homem, principalmente a partir da revolução industrial, é possível afirmar que a maioria dos problemas ambientais que hoje ocorrem no mundo poderia ter sido evitada se a educação ambiental e a consequente conscientização ecológica fizessem parte das preocupações das sociedades desenvolvidas.

Educação ambiental é, portanto, um processo permanente, no qual os indivíduos tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir - individual e coletivamente - e resolver problemas ambientais presentes e futuros.

Os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes. Cabe a esse profissional, criar uma visão crítica que seja voltada para a transformação da sociedade, de seus modelos mentais, hábitos e valores, além das atitudes. Tais transformações podem se dar de forma expressiva, através da sinergia, em um movimento coletivo de intervenção, pois, sinergia significa, literalmente, trabalho conjunto. É o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavanca o seu resultado global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário