sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Os bichos vão para o céu?




   Tenho um amigo pastor de uma comunidade protestante. Por favor, não confunda "protestante" com "evangélico"... Contou-me de uma velhinha solitária que tinha como seu único amigo um cãozinho. Ela o procurou aflita. Havia lido no livro Apocalipse, cap. 22, vers. 15, que não entrarão no céu "os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras...". Que os impuros, assassinos, idólatras não entrem no céu está certo. "Mas, reverendo", disse ela, "o meu cãozinho... A Bíblia está dizendo que o meu cãozinho não vai entrar no  Céu... Mas eu amo meu cãozinho e meu cãozinho me ama. O que será de mim sem ele?" Aí eu pergunto aos senhores, teólogos, estudiosos dos mistérios divinos; há, no céu, um lugar para os cãezinhos? Sei qual será a resposta: "No céu não há lugar para os cãezinhos porque os cãezinhos não têm alma. Somente os humanos a têm". Acho que, teologicamente, segundo a tradição, os senhores estão certos. Nas inúmeras telas que os artistas pintaram da bem-aventurança celestial, por mais que procurasse, nunca encontrei animal algum. Aves, às quais são Francisco pregou (por que pregar-lhes, se elas não têm alma?), peixes, símbolos de Jesus Cristo, vacas, jumentos e ovelhas, que adoraram o Menino Jesus no presépio, todos eles serão reduzidos a nada. Não ressuscitarão no último dia. O céu será um mundo de almas desencarnadas. Não haverá beijos nem abraços. Falta às almas a materialidade necessária para beijos e abraços. Os senhores já observaram que no Credo Apostólico a “alma” não é sequer mencionada? Lá se fala em “ressurreição da carne”. É a carne que está destinada à eternidade. A carne é o mais alto desejo de Deus. Tanto assim que Ele se tornou carne, encarnou-se. A esperança é a volta ao Paraíso, onde havia bichos de todos os tipos. Se Deus os criou é porque Deus os desejava e deseja. Um céu vazio de animais é um céu de um Deus que fracassou. Ao final, Ele não consegue trazer de novo à vida aquilo que criou no princípio. Não. Herege que sou, direi à velhinha: “Fique tranquila. O seu cãozinho estará eternamente ao seu lado... Não só o seu cãozinho como também gatos, girafas, macacos, peixes, tucanos, patos e gansos... Deus gosta de bichos. Os bichos o louvam melhor que os humanos. Se Ele gosta de bichos eles serão ressuscitados no último dia...”.
(Rubem Alves - Ostra Feliz não faz Pérola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário