sábado, 26 de dezembro de 2015

Lilith


   Celebração de Lilith, a deusa suméria da sexualidade. Mencionada como primeira mulher de Adão, criada ao mesmo tempo que ele, desfrutando os mesmos direitos. Adão queria que ela fosse submissa a ele ficando por baixo dele no ato sexual. Lilith rebelou-se, fugiu escondendo-se às margens do mar vermelho. Foi criada Eva da costela de adão. Não sendo igual a ele, Eva precisava acatar sua supremacia, obedecendo suas regras patriarcais. Lilith foi transformada, segundo as escrituras judaicas em uma figura demoníaca, mãe dos demônios. Atualmente lilith designa na astrologia a lua negra e também o asteróide que influencia a sexualidade humana. Ritual da dança da tartaruga na tradição nativa norte-americana celebrando a deusa do sol e do dia, irmão da deusa da terra e da deusa do milho. Comemoração da deusa nórdica Sunna, senhora solar, noiva brilhante do céu, responsável pela manutenção da vida na terra. Nascimento de Horus, filho da deusa Isis e do deus Osíris. Nascimento de Buda, filho da deusa Maya, na Índia. Festival nas Bahamas honrando todas as divindades com procissões de máscaras e fantasias, musicas e danças. 

   Ela foi uma deusa adorada na Mesopotâmia associada com ventos e tempestades, que se imaginavam ser portadores de enfermidades e morte.
   Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica e islâmicacomo a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou    
   Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à criação.
   Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida. Lilith vem sendo cultuada dentro da alta magia desde então, como a deusa que rege a ponta da pirâmide, Lilith também era adorada primeiramente na antiga Babilônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário