domingo, 3 de maio de 2015

Como banhar o seu gatinho



Itens necessários para banhar o gato

·                            Shampoo para gatos
·                            Escova e/ou pentes
·                            Toalhas para secar o seu gato
·                            Algodão
·                            Secador de cabelo (opcional)

Preparação do banho do gato

Acostume o seu gato com o banho desde pequeno. Assim, o processo será mais agradável para você e para ele. Se ele não for acostumado desde pequeno, o nível de estresse do seu gato (e seu também) pode ser extremamente grande, sendo possível que seu gato chore, grite e arranhe para sair da banheira. Por essa razão, use uma camiseta de manga cumprida para prevenir arranhões. Antes de lavar o seu gato, deixe o shampoo, as escovas e as toalhas ao seu alcance. Sempre use um ralo para não entupir os canos da sua casa com pêlos. É muito importante para que você cuide melhor de seu animal, que você entenda o comportamento felino.

Qual o lugar ideal para dar um banho no gatinho?

Um tanque ou banheira, em um local quieto e quentinho, é um ótimo local para dar o banho. A água também deve estar morna, isto é, a água não pode estar nem muito quente, nem muito fria. O ideal é que a temperatura seja próxima da do corpo do animal.

Como escolher um bom shampoo para o meu gato?

Utilize somente shampoo para gatos. O shampoo de gatos tem um nível de PH mais alto do que o de humanos, garantindo que a pele e a pelagem do seu gato fiquem em seu melhor estado. Preste atenção para comprar um shampoo de acordo com a pelagem do seu gato, levando em conta condições dermatológicas específicas que ele possa ter.

Cuidados anteriores ao banho

Antes de colocá-lo no banho, escove o pêlo do gatinho. Os nós e pêlos soltos de seu animal são mais fáceis de tratar quando estão secos. Uma vez molhados, os nós absorvem a sujeira e o shampoo, fixando-os na pele do gato de forma que os pêlos podem endurecem quando ficarem secos. Coloque algodões ou tampões de ouvido nos ouvidos de seu gato, para evitar que caiam gotículas de água e shampoo dentro de seu ouvido. Encha a banheira ou o tanque antes do gato chegar para evitar que ele se assuste.

Hora do banho

Encha o tanque com água morna (nunca mais fria do que a temperatura corporal do gato) e coloque seu gato lentamente dentro da água. Segure, delicada mas firmemente, o pescoço do gato para prevenir que ele fuja do banho. Molhe-o com água morna e aplique o shampoo. Massageie o shampoo no pelo do gato para limpar e acalmá-lo. Evite molhar muito o rosto e o ouvido: além de causar desconforto ao gato, pode também causar infecções. Para tirar o shampoo, coloque-o debaixo da torneira de água morna. Antes de retirar o gato do tanque, tire o excesso de água que recolherá em suas pernas e patas. Em seguida cubra o seu animal com uma toalha.

Secar

Lembre-se sempre que os gatos são muito sensíveis a mudanças de temperaturas, de forma que eles passam muito frio caso o dia esteja friozinho. Portanto, assim que tirar o seu gato do banho, seque-o com uma toalha. Se for utilizar um secador de cabelo, escolha uma opção de temperatura moderada e seque o pêlo do gato na direção contrária ao crescimento. Não use o secador na força máxima porque você pode assustar o seu gatinho. Caso você opte por não utilizar um secador, seque-o muito bem com a toalha.

Escovar

Dê mais uma escovada em seu gato para retirar quaisquer nós que tenham sobrado. Para gatos com pele sensível, esse processo não precisa ser feito.

Toques finais

Deixe o seu gato em um ambiente quente e limpo até o pêlo dele secar por completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário