domingo, 11 de maio de 2014

Dicas da vovó:




- Peneiras: Eu costumo peneirar o suco assim que ele sai da centrífuga, mas há quem prefira não peneirar. Não é necessário, mas, se você prefere, adquira peneirinhas de plástico, de malha fina. Depois de cerca de um mês de uso, elas começam a ficar manchadas pela cenoura ou beterraba; então eu as deixo de molho na pia cheia de água quente, com uma xícara de detergente, por uma noite; Esfrego-as com a escova macia e enxáguo bem. Ficam como novas.
- Recipientes para estoque: Lave e seque muito bem as folhas verdes, depois guarde-as na geladeira em sacos plásticos herméticos. Esses sacos podem ser usados mais de uma vez, por isso não significam grande gasto, e podem ser comprados em pequenas quantidades. Os Tupperware também são ótimos para guardar verduras lavadas e bem secas. Prefiro, porém, usar vidro em vez de plásticos para estocar alimentos, porque o vidro não pega cheiros. Jamais guarde alimentos em recipientes de metal e muito menos de alumínio. Para preparar e servir alimentos aconselho assadeiras, pratos e travessas de vidro, assim como saladeiras, tigelas e talheres de madeira.
- Tábua para cortar: A melhor tábua de cozinha que encontrei é a de polietileno branco, porque é fácil de manter limpa. Ao contrário das de madeira, não ficam marcadas, não encardem e não emboloram. A que uso mede mais ou menos cinquenta centímetros por quarenta, e sempre a coloco sobre um pano de prato, enquanto trabalho. O pano deve ser menor do que a tábua, para não ficar molhado.

            Recomendo que você arrume o espaço de trabalho de maneira a ter ao seu alcance as coisas que usa mais. Mantenha as gavetas e prateleiras sempre em ordem e sem amontoamentos; organize a geladeira de acordo com os alimentos que irá usar primeiro; tenha algumas cestas de vime, tigelas e bandejas para colocar frutas e hortaliças, de modo a ter acesso fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário